sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Reflexão do dia - 14/10/2011

DOE O SEU TALENTO

Devemos colocar nossos talentos a favor do próximo, auxiliando a quem precisa de nós.

Temos vários talentos a serem colocados em prática no dia a dia e não devemos desperdiçar a oportunidade que temos de praticar o que sabemos fazer  melhor.

A doação de nossos talentos ao próximo nos leva a prática da Caridade, muitas vezes nem sabemos que através de nossos talentos estamos ajudando o outro.

Devemos valorizar o que Deus nos deu de melhor e usufruir ao máximo esta benção, colaborando com a sociedade em que vivemos, dando sempre o melhor de cada um de nós.

Não guardemos a candeia debaixo do alqueire, porque assim estaremos infringindo os ensinamentos de Jesus.

Colaboremos então com nossos melhores esforços para a execução de todos os nossos talentos em benefício do nosso próximo.

Faça uma reflexão e veja qual é o seu talento e comece a sua doação, desta forma estará contribuindo para o seu crescimento espiritual e proporcionado ao seu próximo à mesma oportunidade.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Reflexão do dia - 13/10/2011

 O AMOR DE JESUS


Somos pequeninos diante da grandeza do amor que Jesus dedica a todos nós.
Um amor sublime e puro, livre de todas as impurezas das ilusões.
Recebemos esse amor de várias formas, todos os dias e às vezes nem o percebemos, porque ainda nos deixamos levar pelas incertezas de sentimentos que nos deixam presos aos sabores terrenos, criando em nós as ilusões da vida.

Para sentirmos o amor de Jesus atuando em nossa vida, é necessário nos voltarmos mais para os sentimentos nobres como a paciência, a tolerância, a humildade e a caridade.

Além de procurarmos sempre conversas, leituras e convivências que nos acrescente algo para nossa evolução, procurando nos afastar pouco a pouco do que não nos faz bem.

Esta caminhada para realmente sentirmos o amor doado por Jesus a nós não é curta, somente através do entendimento de que as mudanças são necessárias em nossas atitudes e em nossos sentimentos é que realmente nos farão sentir o quanto é maravilhoso e sublime termos um irmão tão amoroso e caridoso para com todos nós indistintamente, independente de que posição ocupamos nesta vida.

Procuremos então por esse amor em nós, modificando nossas atitudes diante da vida e assim poderemos ter a benção de sermos acariciados pelo amor incondicional de Jesus.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12/10/2011 - Dia de Nossa Senhora Aparecida

Fiéis prestam homenagens a Nossa Senhora Aparecida em Salvador!


Começaram cedo nesta quarta-feira (12) as homenagens para Nossa Senhora Aparecida em Salvador. A paróquia dedicada à santa fica no bairro do Imbuí e desde a primeira missa, realizada às 5h neste feriado nacional, está lotada de devotos.
Ao longo do dia, as celebrações estão marcadas para 9h, meio-dia e 15h. Também será realizada procissão pelas ruas do bairro às 16h30 e missa de encerramento às 18h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Este ano, o tema da festa é "Senhora Aparecida, reflexo do coração materno de Deus".
HISTÓRIA

Celebrada em todo o país, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI no dia 16 de julho de 1930. Segundo a tradição católica, a devoção a Nossa Senhora Aparecida teve início em 1717, quando três pescadores - Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso - foram incumbidos de conseguir certa quantidade de peixes no rio Paraíba, por ocasião da passagem por Guaratinguetá do conde de Assumar, em 
viagem para a tomada da posse como governador de São Paulo e das Minas de ouro.
A pequena imagem de cor negra foi levada para a casa de um deles, onde passou a ser venerada com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, porque foi achada (aparecida) nas águas do rio Paraíba.
Esses três pescadores estavam já algum tempo em uma pescaria sem êxito. No entanto, após ter encontrado em suas redes o corpo e a cabeça de uma imagem da Imaculada Conceição, a pesca foi abundante.
Aos poucos, as pessoas foram se reunindo ao redor daquela imagem para rezar e agradecer. Cada dia que passava, o número de fiéis devotos aumentava, tornando necessário dar início à construção, em 1846, de uma igreja maior, inaugurada em 1888, hoje conhecida como Basílica Velha. O número de romeiros continuava a aumentar, exigindo um templo ainda maior. Em 1955 iniciou-se, então, a construção do santuário, frequentado hoje por romeiros de todo o Brasil, os devotos de Nossa Senhora Aparecida.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Minuto de Reflexão!

A PRESENÇA DE DEUS!


Quando você caminha e percebe a Natureza, em um belo jardim ou perto do mar ou até mesmo por uma rua urbana, você percebe como estamos cercados pela vida, que se manifesta em um céu azul dourado de sol ou grandiosamente tempestuoso ou lindamente estrelado?

O mar, tranquilo e majestosamente belo ou bravio, forte e implacável; as plantas, belas e únicas em formas e cores; as folhas multiformes; os galhos que se curvam artisticamente ou indolentemente se movem com o vento e os troncos das árvores, verdadeiro trabalho de textura entremeado com cores fortes e fantásticas! E os animais, com seus olhinhos puros e sinceros aguardando um gesto de carinho para poderem demonstrar seu amor incondicional; os animais que mostram a você atitudes de verdadeiro amor e desprendimento até entre raças antagônicas.

Pequenas coisas, coisas banais… mas o significado dessa vida que nos cerca e que, associada a vida interna que borbulha em você mesmo são o testemunha irrefutável da Presença de Deus.
Em cada átomo de tudo que compõe o Universo reside a presença pura e perfeita do Amor e da Presença de Deus.
Mesmo que você entenda isso tudo à luz da Física Quântica que desvenda a Teoria das Cordas onde se conclui que, em última análise científica, o Universo é feito de sons, pode-se definir o Universo e todas as coisas que há nele como feitas do som suave e melodioso do Amor de Deus. E dentro desse Universo de melodia e amor, você também está incluído, por isso, é importante cantar a mesma melodia e vibrar no mesmo amor de que o Universo é feito!
E tudo a sua volta, inclusive você, existe em função do amor e é pelo amor que você está na harmoniosa orquestra universal de sons para vibrar junto com todos os outros e integrar-se a ela com sua nota única e necessária.
E então? Se você faz parte de uma harmonia sonora e amorosa tão grande, por que planta e convive com a desarmonia em seu mundo? O que, realmente, o faz desarmonizar-se com a natureza, o planeta, os animais, com os seus semelhantes e, pior do que tudo isso, consigo mesmo?
Já parou para ver ao invés de olhar? Já aprendeu ao invés de simplesmente passar pela vida? Já escutou ao invés de só falar? Já se apercebeu de que é parte do Universo, de que é divino em sua essência, sua formação e sua finalidade? Conscientizar-se é o primeiro passo; vivenciar, o segundo; e admitir que muito depende de sua atitude, sua decisão e sua concretização, o terceiro.
Você tem a dádiva de existir e vivenciar a Presença de Deus em tudo, principalmente dentro de você, nunca se esqueça disso!

domingo, 9 de outubro de 2011

25º Encontro do Geração Ágape

TEMA: A fé sem obras é completamente morta!
OBJETIVO: Falar que tem fé é fácil! mas agir com a fé no dia-a-dia é realmente difícil, pois sempre o pecado está em nosso pé querendo que caiamos em tentação. Hoje é dia de refletir se você tem apenas dito da boca para fora que é de DEUS, que tem fé em DEUS, ou se você tem agido com fé em tudo que tem vivido.

A palavra do encontro foi Tiago 2, 14-26
14 Meus irmãos, que interessa se alguém disser que tem fé em Deus, e não fizer prova disso através de obras? Esse tipo de fé não salva ninguém.
    15 Se um irmão ou irmã sofrer por falta de vestuário, ou por passar fome,
    16 e se vocês lhe disserem: Procure mas é viver pacificamente, e vá-se aquecendo e comendo como puder, e se não lhe derem aquilo de que ele precisa para viver, uma tal resposta fará algum bem?
    17 Assim também a fé cristã, se não se traduzir em actos, é morta em si mesma.
    18 Poderá até dizer-se: Você tem a fé; mas eu tenho obras. Mostre-me então a sua fé sem obras. Porque eu dou-lhe a prova da minha fé, através das minhas boas obras!
    19-20 Você crê que há um só Deus? Está muito certo. Mas lembre-se que os demónios também crêem o mesmo, e tremem. Você é uma pessoa bem insensata se não conseguir compreender que a fé sem actos de nada vale.
    21Não mostrou o nosso pai Abraão que era justo através dos seus actos, ao oferecer a Deus o seu filho, Isaque, sobre um altar?
    22 Como vê, na sua vida a fé e as obras atuaram conjuntamente. A fé completou-se através dos atos.
    23 Foi por isso que as Escrituras dizem: Abraão creu em Deus, e o Senhor o declarou justo. E foi chamado o amigo de Deus. ,
    24 Estão a ver então que uma pessoa é considerada justa aos olhos de Deus pelo que faz, e não só por crer.
    25 Outro exemplo disso é Raabe, aquela mulher de má conduta. Ela foi salva por aquilo que fez, pois não teve medo de esconder os espias e ajudou-os a escaparem-se por outro caminho
    26 Tal como o corpo está morto se não há espírito nele, assim também a fé sem obras está morta.

O único meio de salvação é a fé, a adesão a Jesus Cristo. Essa fé, não é de forma teórica ou mero sentimento interior; é o compromisso que se manisfesta concretamente em atos e fatos visíveis.

REFLEXÂO: Um castelo na areia
Num dia de verão, estava na praia, observando duas crianças brincando na areia. Elas trabalhavam muito, construindo um castelo de areia, com torres, passarelas e passagens internas. 

Quando estavam quase acabando, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo à um monte de areia e espuma. 
Achei que as crianças cairiam no choro, depois de tanto esforço e cuidado, mas tive uma surpresa. Em vez de chorar, correram para a praia, fugindo da água, Sorrindo, de mãos dadas e começaram a construir outro castelo...