quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12/10/2011 - Dia de Nossa Senhora Aparecida

Fiéis prestam homenagens a Nossa Senhora Aparecida em Salvador!


Começaram cedo nesta quarta-feira (12) as homenagens para Nossa Senhora Aparecida em Salvador. A paróquia dedicada à santa fica no bairro do Imbuí e desde a primeira missa, realizada às 5h neste feriado nacional, está lotada de devotos.
Ao longo do dia, as celebrações estão marcadas para 9h, meio-dia e 15h. Também será realizada procissão pelas ruas do bairro às 16h30 e missa de encerramento às 18h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Este ano, o tema da festa é "Senhora Aparecida, reflexo do coração materno de Deus".
HISTÓRIA

Celebrada em todo o país, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI no dia 16 de julho de 1930. Segundo a tradição católica, a devoção a Nossa Senhora Aparecida teve início em 1717, quando três pescadores - Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso - foram incumbidos de conseguir certa quantidade de peixes no rio Paraíba, por ocasião da passagem por Guaratinguetá do conde de Assumar, em 
viagem para a tomada da posse como governador de São Paulo e das Minas de ouro.
A pequena imagem de cor negra foi levada para a casa de um deles, onde passou a ser venerada com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, porque foi achada (aparecida) nas águas do rio Paraíba.
Esses três pescadores estavam já algum tempo em uma pescaria sem êxito. No entanto, após ter encontrado em suas redes o corpo e a cabeça de uma imagem da Imaculada Conceição, a pesca foi abundante.
Aos poucos, as pessoas foram se reunindo ao redor daquela imagem para rezar e agradecer. Cada dia que passava, o número de fiéis devotos aumentava, tornando necessário dar início à construção, em 1846, de uma igreja maior, inaugurada em 1888, hoje conhecida como Basílica Velha. O número de romeiros continuava a aumentar, exigindo um templo ainda maior. Em 1955 iniciou-se, então, a construção do santuário, frequentado hoje por romeiros de todo o Brasil, os devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário